Estuário Minho

O valor Natural de Conservação

O Estuário Minho tem um elevado valor ecológico, principalmente devido à sua grande diversidade de habitats e biodiversidade.

A elevada produtividade deste estuário torna-o um local de refúgio para espécies marinhas essenciais para o funcionamento do ecossistema, que o utilizam como viveiroe para alimentação nas primeiras fases do ciclo de vida.

As ameaças ao sistema

Alterações físicas e hidrológicas resultantes da construção de barragens, contaminação química e aumento da carga orgânica na água proveniente de fontes industriais, urbanas e agrícolas, presença de espécies invasoras que contribuem e contribuíram para o declínio de várias espécies nativas, incluindo algumas com alto interesse económico e de conservação.
Image

O tipo de investigação que é feita

Os elementos de estudo incluem comunidades de peixes, nomeadamente a relação entre a saúde e integridade de populações de peixes selecionadas (Pomatoschistus microps e Dicentrarchus labrax) e as variações abióticas registadas; variações na comunidade zooplanctônica; variação espacial e temporal da comunidade de macroinvertebrados, macroalgas, macrófitas e aves marinhas, nomeadamente em relação a mudanças provocadas pelas alterações climáticas; presença de espécies invasoras; impactos de origem antrópica.
Image
SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia
(+351) 217 500 439
specopt
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edifício C4, 1º Piso, Sala 4.1.10
1749-016 Lisboa
Siga-nos nas redes sociais
Compete 2020
Portugal 2020
Uni\ao Europeia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Norte 2020
Centro 2020
Lisboa 2020
Porbiota
PORBIOTA - POCI-01-0145-FEDER-022127, Co-financiado pelo POCI (COMPETE 2020) através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)