
Objectivos
- Monitorização e recolha de dados ecológicos e socio-ecológicos relevantes.
- Estabelecer ligações e conexões entre instituições e investigadores, promovendo a troca de conhecimento, a sinergia e cooperação.

Porquê lTER?
A rede LTER abrange centenas de sítios de investigação numa diversidade de ecossistemas que ajudaram e ajudarão a compreender as alterações globais em todo o globo.

A visão
Um mundo no qual a ciência está na primeira frente de prevenção e solução dos problemas ambientais e socio-ecológicos, usando a investigação direcionada, colaborativa e de longo prazo.
Nas últimas décadas, a crescente pressão humana nos ecossistemas e o aumento da taxa de alterações dos sistemas de exploração realçou a necessidade do desenvolvimento de um sistema de recolha de dados ambientais mais coordenado e a uma escala espacial e temporal em série, de forma a detectar os padrões de mudança e prevenir situações que possam vir a ser desencadeadas.

Os sítios LTER
1980
O início da rede LTER
Coweeta Hydrological Laboratory -
North Temperate Lakes -
Niwot Ridge -
North Inlet Marsh -
Konza Prairie -
H.J. Andrews Experimental Forest -
1980
1993
ILTER
Estabelecida a rede internacional de investigação ecológica a longo prazo (ILTER).
2011
eLTER
Estabelecimento da rede LTER na Europa, com 22 países, cada um representado pela sua rede LTER nacional
2011
2011
LTER Portugal
A 15 de julho de 2011 foi oficialmente anunciada a criação da rede LTER Portugal, com os seus 4 sítios.
A Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) esteve na génese da implementação desta rede de sítios e é, actualmente, a responsável pela divulgação e disseminação do projecto LTER Portugal.