A Investigação

Como se faz e qual a investigação realizada neste local

A plataforma LTsER Ria de Aveiro realiza determinações em contínuo de temperatura do ar, humidade e de radiação PAR através de uma estação meterorológica e realiza determinações em contínuo de parâmetros físico-químicos do sistema de águas de transição através de um observatório autónomo. A análise do estado ecológico das massas de água é complementada com campanhas periódicas que acompanham os ciclos de maré e incluem vários locais do sistema. 

A variedade de biótopos, principalmente no sistema aquático das águas de transição, são monitorizados periodicamente e a flora e fauna associadas mapeadas, com especial  destaque para as espécies invasoras.

As pradarias marinhas assumem particular importância, estando em curso ações de recuperação destes habitats prioritários.

Na última década os projetos de investigação desenvolvidos no âmbito da plataforma LTsER Ria de Aveiro são de carater transdisciplinar e, nesse sentido, têm contado com a participação ativa dos atores chave, não só da região, mas também de entidades a nível nacional, para o codesenvolvimento de cenários de gestão adaptativa recorrendo a modelos de base SIG.

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia
(+351) 217 500 439
specopt
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edifício C4, 1º Piso, Sala 4.1.10
1749-016 Lisboa
Siga-nos nas redes sociais
Compete 2020
Portugal 2020
Uni\ao Europeia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Norte 2020
Centro 2020
Lisboa 2020
Porbiota
PORBIOTA - POCI-01-0145-FEDER-022127, Co-financiado pelo POCI (COMPETE 2020) através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)