top of page
10_SapalConfluência_Coura-Minho.JPG

ESTUÁRIO MINHO

O VALOR NATURAL DE CONSERVAÇÃO

O Estuário Minho tem um elevado valor ecológico, principalmente devido à sua grande diversidade de habitats e biodiversidade.
 
A elevada produtividade deste estuário torna-o um local de refúgio para espécies marinhas essenciais para o funcionamento do ecossistema, que o utilizam como viveiro e para alimentação nas primeiras fases do ciclo de vida.

AS AMEAÇAS AO SISTEMA

Alterações físicas e hidrológicas resultantes da construção de barragens, contaminação química e aumento da carga orgânica na água proveniente de fontes industriais, urbanas e agrícolas, presença de espécies invasoras que contribuem e contribuíram para o declínio de várias espécies nativas, incluindo algumas com alto interesse económico e de conservação.

9_Efluente urbano2.JPG

INVESTIGAÇÃO

COMO SE FAZ E QUAL A INVESTIGAÇÃO REALIZADA NESTE LOCAL

Os elementos de estudo incluem comunidades de peixes, nomeadamente a relação entre a saúde e integridade de populações de peixes seleccionadas (Pomatoschistus microps e Dicentrarchus labrax) e as variações abióticas registadas; variações na comunidade zooplanctónica; variação espacial e temporal da comunidade de macroinvertebrados, macroalgas, macrófitas e aves marinhas, nomeadamente em relação a mudanças provocadas pelas alterações climáticas; presença de espécies invasoras; impactos de origem antrópica.

minho_02.jpg
transparente_cropped.png
01_logo_compete2020.png

(+351) 217 500 439 (chamada para a rede fixa nacional)

skype - specopt

info@speco.pt

www.speco.pt

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edifício C4, 1º Piso, Sala 4.1.10
1749-016 Lisboa

Siga-nos nas redes sociais

06_logo_fct.png
09_logo_lisboa.png
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
02_logo_portugal2020.png
07_logo_norte.png
04_logo_eu.png
08_logo_centro.png
logo_porbiota.png

PORBIOTA - POCI-01-0145-FEDER-022127, Co-financiado pelo POCI (COMPETE 2020) através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

bottom of page