top of page
ENG
LTER, da sigla inglesa Long-Term Ecological Research, é uma rede de sítios com uma escala espacial muito vasta nos quais se realiza investigação a longo prazo.
OBJECTIVOS
-
Monitorização e recolha de dados ecológicos e sócio-ecológicos relevantes.
-
Estabelecer ligações e conexões entre instituições e investigadores, promovendo a troca de conhecimento, a sinergia e cooperação.
PORQUÊ LTER?
1. Os processos ecológicos operam a escalas de espaço e tempo maiores do que as usadas na investigação mais tradicional.
2. As interpretações de resultados e tendências variam dependendo dos dados serem de recolha a curto-prazo ou de recolha a longo prazo.
3. As análises a longo prazo permitem separar a variabilidade natural dos ecossistemas (já que são sistemas dinâmicos) de sinais claros de mudanças ambientais ou antrópicas.
A rede LTER abrange centenas de sítios de investigação numa diversidade de ecossistemas que ajudaram e ajudarão a compreender as alterações globais em todo o globo.
A VISÃO
Um mundo no qual a ciência está na primeira frente de prevenção e solução dos problemas ambientais e sócio-ecológicos, usando a investigação direccionada, colaborativa e de longo prazo.
Nas últimas décadas, a crescente pressão humana nos ecossistemas e o aumento da taxa de alterações dos sistemas de exploração realçou a necessidade do desenvolvimento de um sistema de recolha de dados ambientais mais coordenado e a uma escala espacial e temporal em série, de forma a detectar os padrões de mudança e prevenir situações que possam vir a ser desencadeadas.
OS SÍTIOS LTER
A Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) esteve na génese da implementação desta rede de sítios e é, actualmente, a responsável pela divulgação e disseminação do projecto LTER Portugal.
(+351) 217 500 439 (chamada para a rede fixa nacional)
skype - specopt
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edifício C4, 1º Piso, Sala 4.1.32
1749-016 Lisboa
Siga-nos nas redes sociais
PORBIOTA - POCI-01-0145-FEDER-022127, Co-financiado pelo POCI (COMPETE 2020) através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)
bottom of page